Financiamento de imóveis pela Caixa – requisitos e documentação



  

A Caixa é o principal banco, no Brasil, para financiamento de imóveis. Os requisitos para financiar não são muitos e é possível utilizar o FGTS. Se você for mutuário ou responsável por dívidas do imóvel, pode financiar até 80% do valor em 20 anos. Mas se não o for, o financiamento pode ser de até 100% do valor do imóvel!

Em geral, os requisitos, resumidamente, estão abaixo. Convém ler a seção Dúvidas Frequentes da Caixa aqui.

  • ter renda compatível com a prestação e valor do imóvel
  • não ter o nome no SPC/Serasa
  • não estar em dívida com a Caixa nem estar movendo processo judicial contra a mesma




Com relação à documentação, você vai precisar do básico, ou seja, RG, CPF, comprovante de renda e residência. O restante pode variar bastante conforme sua profissão (autônomo, profissional liberal, empresário), estado civil ou tipo do imóvel que você estará comprando (pode ser necessária a apresentação de documentos do vendedor, também). A Caixa facilitou bastante a vida de quem procura essa informação, ao disponibilizar um formulário (clique aqui para acessá-lo). Para quem preferir, há outro formulário aqui, do Feirão de Habitação Caixa. Apesar do “feirão”, os documentos necessários são os mesmos.

Os juros normalmente empregados seguem a tabela do SAC, ou Sistema de Amortização Constante, onde as prestações vão diminuindo ao longo do tempo. Há somente uma correção correspondente à taxa de juros anual. Dependendo da modalidade de financiamento, esta taxa varia conforme o valor do imóvel, quanto mais barato for, menor será. Hoje, ela se encontra em pouco mais de 8% para imóveis de até R$ 130 mil, e chega perto de 13% ao ano para imóveis acima de R$ 200 mil. Clique aqui para ver uma tabela com valores recentes.



3 comentários em “Financiamento de imóveis pela Caixa – requisitos e documentação

  • · Editar

    Gostaria de saber se é necessário ter carteira assinada para fazer finaciament pela caixa. Obrigada

  • · Editar

    estou vendendo um apartamento com financiamento do fgts – o apartamento estava em inventário na época (2008) acabou o inventario e eu nao posso receber pos o outro herdeiro está com divida no spc, serasa (4.000,00 reais) daí eu nao posso receber mesmo com o meu nome estando limpo – quero saber o que me impede de receber ja que eu estou com o meu nome limpo?

  • · Editar

    Estou tentando um financiamento imobiliario e nao sei nem como começar,fui a uma agencia e me disseram que precisava de um coquerrespondente da caixa como e isso .me indiquem algum moro em goiania e precisomuito financiar este imovel pois comprei de uma construtora a EBM .que nao assessora seus clientes.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *