Crédito Imobiliário – Alta em janeiro de 2012



  

O sonho da casa própria fez com que o crédito imobiliário ganhasse força nos últimos tempos. Segundo informações do Banco Central a movimentação desse setor chegou a R$ 205,8 bilhões no mês de janeiro desse ano. Esse número representa para a economia brasileira um aumento três vezes mais do que o apresentado cinco anos atrás. Somente esse setor representa 5% do valor total do PIB do país.

Desse total a maior parte dos recursos é voltada para os chamados créditos direcionados, ou seja, aquelas transações que envolvem a ajuda do governo como o Minha Casa Minha Vida, ou que envolvem as parcelas que os bancos têm a obrigação de fazer o recolhimento ao Banco Central e que possuem juros menores. O restante do dinheiro foi alocado em operações que têm recursos livres.





O crédito imobiliário é composto por diversos pontos, como o FGTS e a caderneta de poupança, sendo que no primeiro caso houve um aumento de mais de 40% nos últimos 12 meses.

Um dos bancos mais procurados pelos brasileiros é a Caixa Econômica Federal que somente nesse ano já soma um valor de R$ 12 bilhões de verba liberada para clientes em busca de crédito imobiliário, um crescimento de mais de 30% se comparado ao mesmo período de 2011.

Por Joyce Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *