Valorização Imobiliária no Brasil – Preço dos Imóveis sobe mais que a Inflação



A valorização imobiliária no Brasil atingiu um crescimento impressionante nos últimos 50 meses. Segundo o FipeZAP, índice que demonstra todos os dados do mercado imobiliário, os valores das casas, apartamentos, terrenos e empreendimentos comerciais superaram até mesmo a alta inflacionária por mais de 04 anos no estado de São Paulo.

No Rio de Janeiro, o cenário não foi muito diferente, pois a valorização no mercado de imóveis foi maior que a inflação por 49 meses, ficando abaixo somente durante o 1º mês.



A nível nacional, a pesquisa contendo informações acerca de 07 capitais brasileiras começou a ser divulgada somente a partir do segundo semestre de 2010. Desde então, a inflação não supera o mercado imobiliário há 19 meses consecutivos. Em síntese, tais informações revelam que quem possuía imóveis nesse período, teve seu patrimônio multiplicado.

Embora as estatísticas sejam muito expressivas para o mercado imobiliário, a tendência é que os preços se estabilizem e mais cedo ou mais tarde sejam reajustados de acordo com a alta da inflação.

O último FipeZap, publicado na quarta-feira (dia 04 de abril), revelou que o preço dos imóveis aumentou 1,4% no mês de março, uma alta significativa, porém menor do que o mês anterior, o que já começa a apontar para uma desaceleração valorativa nas principais capitais do país, fato já previsto pela Fipe, instituição responsável por calcular o índice FipeZAP.



Por Larissa Mendes de Oliveira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *