Bolha imobiliária está diminuindo no Brasil



  

A Bolha Imobiliária que tinha se instaurado no país na última década está desinflando. Ainda que os preços dos imóveis não caiam, eles já não crescem da mesma forma e atualmente eles aumentam menos do que a inflação.

O fim da Bolha foi um dos reflexos da crise econômica que o país está vivendo. Em um cenário onde as taxas de juros sobem, a atividade econômica despenca, os preços sobem e a desconfiança perante o futuro da economia brasileira aumenta, a Bolha Imobiliária não resiste e entra em período de deterioração.

A situação atual da Bolha foi confirmada através de um relatório da Fitch. A agência de risco afirma que os principais responsáveis pela queda são a inflação e o baixo crescimento econômico. Ainda de acordo com os especialistas da Fitch, espera-se que os preços dos imóveis continuem crescendo acompanhando o ritmo da inflação nas grandes cidades, visto que os créditos imobiliários continuam disponíveis. Esta expectativa não é a mesma considerando as regiões mais fracas economicamente. 

Segundo a agência, ainda que os preços não demonstrem muita diferença, os valores dos imóveis continuam sendo altos para a classe média do país, assim, as pessoas acabam procurando financiamentos e alavancagem a fim de assegurar uma casa própria.





Em muitas regiões os preços dos imóveis estão caindo. Especula-se que muitos apartamentos que foram lançados no final do ano passado possam chegar em dezembro de 2015 com um  valor 3% menor do que o preço de lançamento. De acordo com a J.P Morgan, consultoria especializada em especulação imobiliária, esta queda afetará também os imóveis antigos. Outro fator que preocupa é o fato do mercado imobiliário possuir muitas unidades em estoque (apartamentos, casas e afins que não foram vendidos em um prazo de três anos após o lançamento), isso impacta diretamente sobre os preços dos imóveis.

No âmbito da economia mundial, a situação melhorou e o cenário mobiliário está bem melhor do que no ano passado, principalmente pelas baixas taxas de juros e por avanços na situação socioeconômica.

Por Melina Menezes

Bolha imobili?ria

Foto: Divulgação



1 comentário em “Bolha imobiliária está diminuindo no Brasil

  • “No âmbito da economia mundial, a situação melhorou e o cenário mobiliário está bem melhor do que no ano passado, principalmente pelas baixas taxas de juros e por avanços na situação socioeconômica”

    quantas mentiras em apenas uma única frase?

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *