Valores dos aluguéis estão registrando queda

  

  

Em julho deste ano a queda nos preços dos aluguéis foi de 0,5%.

Devido à crise econômica a questão dos aluguéis de imóveis está tendo mais evidência atualmente. Porém, não é algo novo. De acordo com levantamentos feitos pelo Índice FipeZap os aumentos que dizem respeito aos aluguéis, desde o ano de 2010, vêm sofrendo uma relativa desaceleração. O FipeZap faz a análise dos preços de locação de imóveis em um total de nove cidades do país.

De acordo com as informações do Fipe em 2010 a subida dos preços ficou na faixa dos 18,56%. No ano seguinte, 2011, em 17,30%. Na sequência temos 2012 com 10,58%, 2013 com 7,86%. Já em 2014 o registrado foi de 2,68%. Neste ano, no acumulado até o mês de julho a queda foi para 0,5%.


De uma maneira geral o que esses números dizem exatamente? Bom, o mais importante é que eles apontam para algo pouco usual: o fato de que as negociações feitas entre os inquilinos e os proprietários estão puxando os preços dos aluguéis para baixo.

O Rio de Janeiro, por exemplo, teve até bem pouco tempo a maior explosão de preços. Porém, com as mudanças no mercado está ocorrendo uma desaceleração cada vez maior. Para se ter ideia, de acordo com dados do índice, o preço dos imóveis apenas nos primeiros sete meses do ano obteve um acumulado (queda) de 3,59%.

Em São Paulo, segundo informações levantadas pelo Sindicato das Empresas de Habitação de São Paulo (Secovi-SP), a redução acabou em 1% menor. Para o acumulado do ano a queda foi de 1,8%.

  

Isso tudo apenas prova um fato: devido à crise os locadores de imóveis têm se portado de maneira mais fácil de forma a ajustar os preços conforme a necessidade do inquilino.

Mesmo assim, é importante chamar a atenção para um aspecto interessante. Essa redução de preços não acontece em todos os lugares do país. Até mesmo na mesma cidade pode acontecer de uma região baixar e outra aumentar significativamente.

A dica que fica no meio disso tudo é tentar aproveitar ao máximo para negociar.

Por Denisson Soares

Aluguel

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *