Dicas para Comprar Imóvel na Planta



  

Confira aqui algumas dicas para quem pretende comprar um imóvel na planta.

Muitas pessoas sonham em ter sua casa própria. Comprar o imóvel dos sonhos e sair do aluguel é o objetivo principal para quem vive nesta situação.

Existem muitas opções para se comprar um imóvel, seja ele novo ou usado. Um opção que é muito bem vista pelas pessoas é aquele que se compra na planta, porque tem alguns benefícios em relação a comprar um imóvel usado.

Neste artigo vamos abordar o assunto da compra do imóvel na planta e quais são os cuidados que as pessoas devem tomar, principalmente com as construtoras que não cumprem com as suas obrigações e depois de algum tempo os compradores são surpreendidos com notícias bem desagradáveis.

Cuidados ao comprar um imóvel na planta

A sensação da conquista do imóvel que tanto sonhou é um momento de felicidade que não se paga. No entanto, existem alguns riscos, principalmente quem compra um imóvel direto com a construtora e na planta.

Atrasos

A principal queixa por parte das pessoas que adquirem este modelo de venda são os atrasos na entrega e eles não são raros, a dívida que a construtora absorve pode crescer além do esperado e a mesma pode até falir.

Reclamações junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor

Antes de adquirir um imóvel é preciso verificar junto aos órgãos que protegem o consumidor contra atos ilegais, se não há reclamações contra a construtora ou a imobiliária que possa estar intermediando as negociações

Visite imóveis prontos

Visitar outros imóveis que já foram construídos pela construtora que está vendendo o imóvel na planta e pergunte aos moradores destes imóveis sobre possíveis atrasos que possam ter ocorrido nas obras.

Analise o contrato

Analisar o contrato é outra forma de se proteger contra os possíveis riscos, não feche o contrato no mesmo dia, por mais que o intermediador insista, faça uma análise bem criteriosa para não ter surpresas depois.

Data de entrega das chaves





A data de entrega das chaves é um compromisso da construtora que deve ser respeitado e para que você possa se certificar desta garantia, na análise do contrato, verifique se as datas estão claramente definidas.

Penalidades

Verifique quais serão as penalidades que você sofrerá caso ocorra o atraso no pagamento das parcelas e também quais serão as penalidades da construtora se atrasar a entrega do imóvel, outras obrigações e garantias.

Visite as obras

Toda obra possui um calendário e um cronograma para ser cumprido, é importante visitar as obras que estão sendo feitas e comparar todas etapas com as datas incluídas no cronograma disponibilizado pela construtora.

Pagamentos das Prestações

Mesmo que a construtora atrase a entrega e não cumpra as obrigações previstas em contrato, não interrompa o pagamento das prestações, pois se houver um processo judicial, você não seja prejudicado por este ato e posteriormente receberá todas as indenizações necessárias.

Guarde todos os folhetos da construtora de propaganda e anotações de corretores sobre as garantias oferecidas antes da compra, tudo pode ser usado como provas em ações judiciais.

Vistoria Profissional

Peça a um engenheiro para vistoriar o imóvel antes de receber as chaves definitivas e começar as mudanças, para identificar possíveis defeitos estruturais que não foram feitas de acordo com especificações em contrato.

Estas informações foram importantes para você ou pode ser para alguém que você conhece? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Marcio Ferraz



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *