Comprar um imóvel na planta pode ser uma das melhores soluções para quem deseja adquirir moradia própria sem ter de pagar altas quantias de uma só vez. Inúmeras construtoras oferecem bons planos para quem deseja tornar realidade seus sonhos, sobretudo se levado em consideração um dos principais programas do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o “Minha Casa, Minha Vida”.

Geralmente, as construtoras, no ato de assinatura do contrato, dão prazo de 24 meses para a conclusão das obras – pode ser diferente dependendo das dimensões do empreendimento e outras questões intrínsecas. Durante o famigerado financiamento antes da entrega das chaves, as parcelas são reajustadas com base no Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC).

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o indexador registrou variação de 0,52% em abril, pouco acima da taxa de 0,33% de março. Dos componentes que integram o índice, somente Mão de Obra registrou aceleração, de 0,11% para 0,66% entre os dois meses. O quesito Materiais e Equipamentos recuou de 0,55% para 0,47%, enquanto Serviços de 0,53% para 0,12%.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Considerado um dos setores que impulsionou e refletiu com certa exatidão a economia brasileira nos últimos anos, o setor de construção civil deve ilustrar, em 2011, índices de crescimento mais amenos, embora a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ao ramo de materiais de construção continue em vigor até 31 de dezembro.

Informações divulgadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) exprimem que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou variação de 0,42% em fevereiro, pouco abaixo do dado do mês passado, de 0,50%.

Somente o grupo mão-de-obra, integrante do INCC, apresentou desaceleração na taxa, para 0,12% neste mês, contra 0,76% de antes. Os grupos Serviços e Materiais e Equipamentos, por sua vez, sofreram expansão em seus índices, ao passarem de 0,84% para 1,50% e de 0,11% para 0,50%, respectivamente.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: FGV





CONTINUE NAVEGANDO: