O sonho da casa própria fez com que o crédito imobiliário ganhasse força nos últimos tempos. Segundo informações do Banco Central a movimentação desse setor chegou a R$ 205,8 bilhões no mês de janeiro desse ano. Esse número representa para a economia brasileira um aumento três vezes mais do que o apresentado cinco anos atrás. Somente esse setor representa 5% do valor total do PIB do paÃs.
Desse total a maior parte dos recursos é voltada para os chamados créditos direcionados, ou seja, aquelas transações que envolvem a ajuda do governo como o Minha Casa Minha Vida, ou que envolvem as parcelas que os bancos têm a obrigação de fazer o recolhimento ao Banco Central e que possuem juros menores. O restante do dinheiro foi alocado em operações que têm recursos livres.
O crédito imobiliário é composto por diversos pontos, como o FGTS e a caderneta de poupança, sendo que no primeiro caso houve um aumento de mais de 40% nos últimos 12 meses.
Um dos bancos mais procurados pelos brasileiros é a Caixa Econômica Federal que somente nesse ano já soma um valor de R$ 12 bilhões de verba liberada para clientes em busca de crédito imobiliário, um crescimento de mais de 30% se comparado ao mesmo perÃodo de 2011.
Por Joyce Silva
A compra de um imóvel sem a menor sombra de dúvidas está entre os melhores investimentos que alguém pode fazer.… Leia Mais
Em um cenário com a inflação tão alta como agora, comprar um imóvel é uma boa opção para valorizar o… Leia Mais
Por que é importante tirar boas fotos para negocial um imóvel? A primeira impressão é a que fica! A importância… Leia Mais
Será que vale a pena amortizar o financiamento? Confira as dicas Em certas ocasiões as pessoas chegam a optar por… Leia Mais
Você sabe qual é a função do CRECI e a sua importância para Corretores de Imóveis? A profissão de Corretor… Leia Mais
Ter um imóvel próprio não é garantia de que ele será seu para sempre Muitos são os malabarismos que as… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
PolÃtica de Cookies