Preços dos imóveis apresentaram valorização acima da inflação





Houve uma grande valorização de imóveis nos últimos anos nas maiores cidades brasileiras. Segundo o índice FipeZAP divulgado nesta quarta-feira (04/04), nos últimos 50 meses em São Paulo os preços dos imóveis superaram a alta inflação. Já no Rio de Janeiro, a coleta de dados, que começou a ser realizada no início de 2008, mostrou que a inflação só bateu a alta dos imóveis no primeiro mês e depois perdeu para o mercado imobiliário nos outros 49.

A pesquisa nacional com dados de sete capitais do Brasil só começou a ser divulgada no final de 2010 e, desde então, a inflação medida pelo IPCA durante 19 meses seguidos foi superada pelos preços dos imóveis. O que podemos concluir é que quem já possuía imóveis teve um aumento de mais ou menos o dobro de sua riqueza neste período.




Ainda, de acordo com o índice FipeZap, a alta no preço dos imóveis em março deste ano foi de 1,4%, mas esta valorização foi menor que a de fevereiro, que foi de 1,5%. Mesmo não sendo divulgado ainda pelo IBGE, o IPCA deve ficar abaixo de 0,5%, isso de acordo com as previsões de mercado.

Com as altas recentes dos imóveis, a Fipe, responsável pelo índice FipeZAP, está com expectativa de uma desaceleração nos preços dos imóveis das principais capitais brasileiras.


Por Guilherme Marcon



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *