IPTU 2013 – Informações



O Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é uma das contribuições que fazemos anualmente e não podemos nos esquecer de programar para o orçamento de 2013. Aliás, quem possui vários imóveis deve estar atento, pois, sem o devido pagamento do IPTU poderá sofrer diversas punições que vão de multas a intervenções judiciais.

Em algumas capitais existem programas do governo local que isenta famílias carentes deste imposto, todavia, todo um processo de cadastro online terá que ser realizado para que os proprietários gozem deste benefício. Ainda existem descontos para essas pessoas de baixa renda, porém, para que esse desconto aconteça será primordial que um cadastro online seja feito. Nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia é possível ter descontos no IPTU através do cadastro virtual.



A maioria das cidades fará reajustes do IPTU em 2013, mas em Belo Horizonte, capital mineira, por exemplo, haverá descontos de até 7% para quem quitar seu IPTU até o dia 21 de janeiro de 2013. Todavia, nesta mesma capital haverá um reajuste de 5,78% e, deste mesmo modo em outras cidades de todo o país. Consulte a Prefeitura de sua cidade para saber se você poderá pagar o IPTU com desconto e os eventuais reajustes.

Através deste respectivo imposto a administração pública municipal consegue realizar obras de infraestrutura e retornar ao cidadão contribuinte em melhores ruas para locomoção e demais serviços em prédios públicos, tais como: escolas, hospitais, bibliotecas, entre outros.

Por Sérgio Silva



Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *