Categorias: Vendas

Vendas de material de construção diminuíram em janeiro

Seguindo a tendência (ruim por sinal) de outros segmentos, as vendas da indústria de materiais de construção não foram bem. Em 2015, o cenário não foi animador tendo em vista a queda ocasionada pela retração do mercado imobiliário e pelo também fraco desempenho nas obras de infraestrutura. Além disso, o consumidor está mais receoso frente ao atual cenário de insegurança econômica.  O setor teve uma queda de 11,5% em janeiro frente ao mesmo mês do ano passado.

Em relação a dezembro, o recuo foi menor, de 2,9%, conforme aponta uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Segundo o Presidente da Associação, Walter Cover, afirmou que o percentual está muito abaixo das perspectivas de crescimento de 1% para 2015. De acordo com ele, as expectativas para o meses seguintes demonstram uma pequena recuperação, impulsionadas pelo mercado varejista, contudo a Associação pode rever sua previsão, de acordo com os resultados dos primeiros meses deste ano.

"Essa expectativa para 2015 está apoiada na manutenção dos atuais incentivos do governo ao setor (que já foram alterados), assim como na expansão dos investimentos e do Programa Minha Casa Minha Vida, na melhoria do nível de atividade das construtoras, na manutenção dos programas de emprego e renda e no câmbio mais desvalorizado, que dificulta importações de materiais", disse Cover em nota. Ele ainda informou que o resultado de janeiro foi o décimo primeiro mês consecutivo de queda nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

A pesquisa apresentou que as vendas de materiais de básicos continuaram a cair, frente aos materiais de acabamento. Este é um indicativo que há mais obras em fase de entrega do que em estágio inicial. As vendas de materiais básicos caíram 14,2% nas vendas em janeiro, em relação a janeiro de 2014, contudo cresceram 0,3% em relação a dezembro do ano passado. Já as vendas de materiais de acabamento recuaram 7,7% na comparação anual e de 8,8% ante o a dezembro. 

Por Ana Rosa Martins Rocha

Posts Recentes

Leilão online da Caixa tem 300 imóveis com até 80% off

A compra de um imóvel sem a menor sombra de dúvidas está entre os melhores investimentos que alguém pode fazer.… Leia Mais

O que vale mais: Investir o dinheiro ou comprar um imóvel?

Em um cenário com a inflação tão alta como agora, comprar um imóvel é uma boa opção para valorizar o… Leia Mais

Dicas de como tirar boas fotos para vender um imóvel

Por que é importante tirar boas fotos para negocial um imóvel? A primeira impressão é a que fica! A importância… Leia Mais

Vale a pena amortizar o financiamento imobiliário?

Será que vale a pena amortizar o financiamento? Confira as dicas Em certas ocasiões as pessoas chegam a optar por… Leia Mais

Afinal, qual é a função do CRECI?

Você sabe qual é a função do CRECI e a sua importância para Corretores de Imóveis? A profissão de Corretor… Leia Mais

É possível perder um imóvel próprio?

Ter um imóvel próprio não é garantia de que ele será seu para sempre Muitos são os malabarismos que as… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies