Financiamento Imobiliário – Como Fazer a Portabilidade

Saiba aqui como fazer a portabilidade do financiamento imobiliário.

Às vezes as pessoas que pagam por financiamentos imobiliários, acabam por algum motivo querendo trocar de banco, por oferecerem outras condições e oportunidades. Contudo, muitas pessoas temem fazer a troca por medo de encontrarem uma grande burocracia. Contudo, na verdade fazer isso é mais fácil do que geralmente se pensa e o procedimento já foi realizado incontáveis vezes.

No Brasil, os transmites de mudança de banco ocorre desde 2006, todavia, naquela época realizar um processo desse porte, além de custar muito caro aos bolsos do cliente, havia muita dificuldade e burocracia para se conseguir tal feito. Graças aos anos que isso vem acontecendo, ao longo do tempo ficou mais fácil e não pode ser cobrado do cliente nenhuma taxa.

Segue abaixo as regras para realizar o procedimento de portabilidade:

Para realizar o procedimento de portabilidade, não se deve, pautado na lei, cobrar qualquer dinheiro sobre isso. Somado a essa realidade, o processo só ocorre sob a fiscalização do Banco Central e é realizado de banco para banco. Assim, tudo acontece da maneira mais rápida possível. Quando a portabilidade acontece, o cliente não tem o direito de pedir ao banco que estenda o financiamento, ou seja, o número de anos que o cliente estará em dívida não pode ser mudado sob hipótese alguma. Para aqueles que não sabem, a portabilidade só pode ser feita em imóveis que já estão pronto. Além disso, apesar de não haver a liberdade de aumentar os anos de financiamento, há chances de renegociar o valor do imóvel, bem como as multas projetadas. Dentro de um prazo o banco atual também possui o direito de reaver sua antiga proposta e oferecer novas condições ao atual cliente.

Outra grande vantagem é que não existe uma quantia mínima para que o procedimento ocorra. Desse modo, facilita muito a vida daqueles que querem renegociar a dívida.

Em algumas situações a portabilidade pode não dar certo, por isso, é importante estar atento a alguns requisitos: o nome do cliente não deve estar negativado; as parcelar do financiamento não podem ser menores que o salário; não pode ser feito o financiamento de um imóvel que ainda está em construção e por fim, não se deve atrasar o pagamento da dívida parcelada.

Por fim, para concluir a portabilidade é só avisar o banco atual que você, cliente, fará a mudança. Dessa forma, o banco tem no máximo dois dias para fazer o relatório sobre a dívida e oferecer uma outra condição para quitar a dívida. Caso isso não aconteça, a portabilidade será encerrada e você terá uma dívida com o próximo banco.

Sirlene Montes

Posts Recentes

Leilão online da Caixa tem 300 imóveis com até 80% off

A compra de um imóvel sem a menor sombra de dúvidas está entre os melhores investimentos que alguém pode fazer.… Leia Mais

O que vale mais: Investir o dinheiro ou comprar um imóvel?

Em um cenário com a inflação tão alta como agora, comprar um imóvel é uma boa opção para valorizar o… Leia Mais

Dicas de como tirar boas fotos para vender um imóvel

Por que é importante tirar boas fotos para negocial um imóvel? A primeira impressão é a que fica! A importância… Leia Mais

Vale a pena amortizar o financiamento imobiliário?

Será que vale a pena amortizar o financiamento? Confira as dicas Em certas ocasiões as pessoas chegam a optar por… Leia Mais

Afinal, qual é a função do CRECI?

Você sabe qual é a função do CRECI e a sua importância para Corretores de Imóveis? A profissão de Corretor… Leia Mais

É possível perder um imóvel próprio?

Ter um imóvel próprio não é garantia de que ele será seu para sempre Muitos são os malabarismos que as… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies