Imposto de Renda 2017 – Como Declarar Reformas

Saiba como realizar a declaração de reformas em seu Imposto de Renda 2017.

Muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto é declarar reformas no Imposto de Renda. Pensando nisso, preparamos esse artigo, especificando o que deve ou não ser declarado no quesito benfeitorias ao imóvel. Caso você tenha realizado alguma reforma em seu imóvel no decorrer do ano passado, você deve registrar o gasto no Imposto de Renda 2017.

Reformas realizadas em apartamento ou casa servem como um viés para a atualização do valor do seu imóvel na hora de fazer a declaração, uma vez que a Receita Federal não autoriza o reajuste no preço do imóvel, deixando o preço da aquisição imutável, independente do quanto ele tenha valorizado, seja pelo próprio mercado, seja por conta dos índices inflacionários.

Por não ser possível fazer atualização do valor que foi pago pelo imóvel, o preço de compra e de venda pode obter uma diferença considerável, já que a possibilidade do lucro obtido através da venda do imóvel aumenta, enquanto o imposto incidente taxado sobre o preço (15%) fica mais rigoroso.

Sendo assim, ao fazer o registro de benfeitorias, acrescentando valor ao seu imóvel, o contribuinte tem o poder de realizar uma diminuição nessa diferença entre o valor de compra e o preço de venda, lembrando que a medida que essa diferença diminui, diminui consequentemente o saldo do imposto incumbido na venda do imóvel.

O que devo declarar?

Investimentos com ampliação ou construção podem ser acrescentados, inclusive os gastos com contratação de mão-de-obra e materiais de construção. Portanto, desde o valor gasto com cimento e tijolos, até o valor pago a profissionais como pedreiros, eletricistas e encanadores deve ser declarado.

É considerado como melhoria toda e qualquer feitoria que agregue valor ao bem. Desta forma, valores gastos com itens de decoração e afins não devem ser declarados, bem como pagamentos realizados a profissionais de áreas afins. Ou seja, gastos com mobília nova e com desenvolvimento de projetos paisagísticos, por exemplo, não devem ser declarados, pois não entende-se que tais itens agreguem valor ao imóvel em si.

Carolina B.

Posts Recentes

Leilão online da Caixa tem 300 imóveis com até 80% off

A compra de um imóvel sem a menor sombra de dúvidas está entre os melhores investimentos que alguém pode fazer.… Leia Mais

O que vale mais: Investir o dinheiro ou comprar um imóvel?

Em um cenário com a inflação tão alta como agora, comprar um imóvel é uma boa opção para valorizar o… Leia Mais

Dicas de como tirar boas fotos para vender um imóvel

Por que é importante tirar boas fotos para negocial um imóvel? A primeira impressão é a que fica! A importância… Leia Mais

Vale a pena amortizar o financiamento imobiliário?

Será que vale a pena amortizar o financiamento? Confira as dicas Em certas ocasiões as pessoas chegam a optar por… Leia Mais

Afinal, qual é a função do CRECI?

Você sabe qual é a função do CRECI e a sua importância para Corretores de Imóveis? A profissão de Corretor… Leia Mais

É possível perder um imóvel próprio?

Ter um imóvel próprio não é garantia de que ele será seu para sempre Muitos são os malabarismos que as… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies