Quando chega o final do ano, os brasileiros se preparam para as festas natalinas, o réveillon, mas poucos se lembram que em janeiro as contas chegam e aà é hora de ficar apertado financeiramente. O IPTU é um dos impostos que mais pesa no orçamento quando o ano começa e o motivo é que a maioria não fez um planejamento e muitos acabam se endividando. Além do IPTU, tem o IPVA, material escolar, as faturas dos cartões de crédito referente às compras de dezembro, ou seja, as despesas aumentam e o salário continua o mesmo, uma combinação que sempre acaba prejudicando o trabalhador.
Fazer dÃvidas é um péssimo negócio, ninguém mais duvida disso, então a dica é começar a se planejar desde agora, para começar 2018 mais tranquilo, ou pelo menos, não tão apertado com as contas para pagar.
Na Bahia, vários municÃpios já estão há alguns meses se mobilizando para conseguirem ajustar o IPTU à nova realidade, o que certamente desagrada os contribuintes. Em Salvador, por exemplo, a Câmara conseguiu aprovar mudanças importantes na cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, de forma que o reajuste não poderá ser maior que a inflação deste ano, valendo tanto para os imóveis residenciais como os não residenciais e até os terrenos.
A votação aconteceu no dia 27 de setembro, sendo aprovado o projeto de lei que deixou definido como será o aumento do IPTU para 2018 na capital baiana. Como os economistas estão prevendo uma inflação baixa, os contribuintes não terão que pagar muito mais do que pagaram este ano. O prefeito ACM Neto encaminhou o projeto para a Câmara no dia 8 de agosto, tendo sido aprovado por 31 votos a favor e 10 contra.
O FDT – Fator de Correção de Dimensão do Terreno, acabou sendo retirado do projeto de lei, apesar do executivo ter tentado conseguir ajustes na base de cálculo para os terrenos maiores e que ficam em regiões da cidade que não são tão valorizadas. Em 2014, a população de Salvador teve que arcar com um grande aumento no imposto e estava preocupada com o que poderia vir no próximo ano.
O IPTU deve ser pago tanto por pessoas fÃsicas, como também jurÃdicas, desde que tenham posse, propriedade ou domÃnio de um imóvel, independente da área já estar construÃda ou não. Vários fatores determinam o valor do IPTU, como a localização, construção, se a região é ou não valorizada, etc.
Os Correios ficam encarregados de entregar ao cidadão os boletos para pagamento do imposto, entretanto, há casos em que esta entrega acaba não acontecendo, só que isto não servirá de desculpa para o não pagamento do boleto. Cada pessoa deve procurar uma forma de se informar sobre a data limite de pagamento e obter a segunda via, que pode ser retirada, inclusive, pelo site da prefeitura.
No link a seguir, é possÃvel emitir a 2ª via da guia de recolhimento referente ao IPTU, bastando informar o número da inscrição e o ano de exercÃcio: www.sefaz.salvador.ba.gov.br/IPTU/Emissao2via_iptuTrsd?Length=4.
Esta comodidade é para quem possuiu um imóvel em Salvador, mas muitas outras cidades da Bahia disponibilizam o serviço de 2ª via online, é só acessar o site de sua cidade e conferir. Aqueles municÃpios que não contam ainda com esta opção, fornecem a segunda via do IPTU para quem for pessoalmente à prefeitura, o que não pode é ficar sem pagar dentro do prazo estipulado, do contrário terá que pagar juros.
A Prefeitura de Salvador deverá oferecer descontos, por isso esteja preparado para quitar o quanto antes o IPTU de 2018. Para não ter problemas e evitar atrasos no pagamento, o cidadão deve entrar em contato com a prefeitura de sua cidade, desde agora, para se informar quando estará sendo divulgado o calendário com as datas de pagamento e qual será a porcentagem de desconto para quem efetuar o pagamento integral.
Por Russel
A compra de um imóvel sem a menor sombra de dúvidas está entre os melhores investimentos que alguém pode fazer.… Leia Mais
Em um cenário com a inflação tão alta como agora, comprar um imóvel é uma boa opção para valorizar o… Leia Mais
Por que é importante tirar boas fotos para negocial um imóvel? A primeira impressão é a que fica! A importância… Leia Mais
Será que vale a pena amortizar o financiamento? Confira as dicas Em certas ocasiões as pessoas chegam a optar por… Leia Mais
Você sabe qual é a função do CRECI e a sua importância para Corretores de Imóveis? A profissão de Corretor… Leia Mais
Ter um imóvel próprio não é garantia de que ele será seu para sempre Muitos são os malabarismos que as… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
PolÃtica de Cookies