No mês de dezembro, a maioria das pessoas fica focada nas festas de natal e ano novo, esquecendo que logo no começo do ano tem o IPTU. No Mato Grosso, o contribuinte poderá conseguir bons descontos, mas desde que pague no dia determinado, de acordo com o calendário divulgado. Aqueles que não receberem o IPTU em suas residências devem providenciar a 2ª via o quanto antes, do contrário, acabarão pagando multas.
O IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, de Cuiabá e várias outras cidades do Mato Grosso, já está sendo preparado pelas prefeituras e os cidadãos precisam ficar atentos.
Para 2018 acredita-se que as alíquotas serão as mesmas dos anos anteriores, sendo 2% para terrenos e 0,4% para imóveis. Vale lembrar que esta porcentagem é sobre o valor venal do imóvel, sendo atualizado pelo IPCA, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Para aqueles que moram em Cuiabá, são duas as formas de pagamento, oferecidas pela prefeitura municipal, sendo uma à vista, que é a cota única, que tem um desconto de 10% e a outra opção é a parcelada, que pode ser em vários meses. Se alguém tiver em débito com a prefeitura, não conseguirá o desconto, sendo necessário primeiro, pagar a dívida.
Os Correios ficam responsáveis pela entrega dos boletos a todos os contribuintes, mas só aqueles que possuem imóveis. Quem é dono de um terreno precisa ir à prefeitura para retirar o carnê de pagamento. Também é possível realizar a consulta no site da prefeitura. Muitas vezes, acontece dos Correios não conseguir entregar o carnê, pelos mais variados motivos, só que isto não servirá de justificativa no caso do não pagamento do IPTU, então a dica é ficar atento ao calendário, saber a data de vencimento e não perder o prazo.
Em Cuiabá, Mato Grosso, o IPTU pode ser pago na rede bancária, inclusive nos terminais de autoatendimento e até mesmo nas casas lotéricas. Quem tem conta bancária e pode acessá-la pelo celular, também consegue efetuar o pagamento do boleto, até o prazo limite. Quem tem IPTU atrasado, deve procurar a prefeitura para regularizar a situação, o quanto antes.
Este ano, o cálculo do IPTU levou em consideração o valor venal total do imóvel, que é apurado através da Planta de Valores Genéricos, conforme a Lei 5.355 de 12 de novembro de 2010. Este ano, a 1ª parcela e também a cota única, venceu no dia 11 de abril e quem optou pelo parcelamento pode pagar seguindo o calendário:
Quem pagou a cota única, até o dia 11 de abril, teve 10% de desconto e espera-se que para 2018, será mantido este benefício, então os contribuintes podem ir planejando desde agora, guardando um pouco do 13º salário, reduzindo nos gastos de fim de ano e assim conseguirá uma boa economia. Vale ressaltar que o desconto é apenas para quem paga a cota única. Quem optar pelo pagamento parcelado, não pagará juros, mas também não terá direito aos 10% de redução no valor do IPTU.
Assim que o contribuinte receber o carnê do IPTU 2018 em Mato Grosso, deverá verificar se o valor está de acordo e caso não concorde, poderá solicitar uma revisão, mas sempre atento ao prazo limite, pois passando da data estipulada, não será mais possível formalizar a reclamação.
A prefeitura de Cuiabá – MT disponibiliza em seu site a emissão online da guia do IPTU. Assim que os valores, calendário e descontos estiverem disponíveis, é só acessar o link abaixo e informar o 'Tipo de Inscrição', além do número da inscrição: http://iptu.cuiaba.mt.gov.br/emissao-de-guia-do-iptu.
Moradores de outras cidades do Mato Grosso, que não encontrarem esta opção no site da Prefeitura Municipal, deverão se dirigir à mesma, para solicitar o carnê.
Por Russel
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?