Se você reside na cidade de São Paulo ou pretende se mudar para o local, com toda certeza em algum momento você já parou para pesquisar o preço de imóveis na cidade. Para se fixar o valor de uma casa ou de um apartamento são levados em considerações diferentes critérios como: o tamanho da residência, conservação do local e, sobretudo, em qual bairro a casa se encontra. Para o ano de 2018, foi realizada uma lista dos bairros mais baratos e também uma lista com os bairros mais caros de São Paulo. Saiba agora um pouco mais sobre esta pesquisa.
Antes de começar a lista de fato, é importante salientar dois pontos. Primeiramente, essa lista leva em consideração o valor do metro quadrado no bairro, essa é a base para o cálculo. E em segundo lugar, que foram analisados quase 20.000 imóveis por toda a capital paulista para se chegar a estes números. A pesquisa foi realizada pela iniciativa FipeZAP, que é uma empresa do setor imobiliário que acompanha ao longo de todo o ano, as variações nos preços médios de imóveis em diferentes localidades de todo o Brasil. Geralmente a pesquisa é feita no mês de janeiro e em junho, que são meses centrais. Pois, um dos critérios da lista é que há uma mudança maior das pessoas nestes perÃodos citados acima.
Para se entender ainda mais a lista acima é importante compará-la a última pesquisa feita pelo FipZAP. Pois, se consegue tirar algumas conclusões que vão ser apontadas e discutidas abaixo. O estudo foi feito e publicado no mês de julho de 2017:
Jaraguá. Preço do m²: R$ 4.997 reais.
Em pouco mais de seis meses houve uma grande diferença nas duas listas e este fato se deve a vários motivos. Alguns bairros passaram por obras outros não. Uns ficaram mais seguros os outros nem tanto. Apenas o bairro de Itaquera permaneceu e mesmo assim ele caiu do primeiro lugar em 2017 para a quarta posição em 2018.
Uma das explicações para a permanência do bairro na lista é que Itaquera cresceu muito em um curto perÃodo de tempo. O local ganhou projeção nacional, pois, um grande estádio de futebol foi construÃdo ali. Muitas pessoas passaram a morar no local. Visto que, quando se tem uma obra da grandeza da Arena Corinthians, o bairro ganha em infraestrutura, segurança, pontos comerciais e outros aspectos. Assim, obviamente, o metro quadrado passa a ser mais caro.
Já a lista com os bairros mais caros não houve uma mudança brusca, pois todos esses bairros já são considerados redutos com um preço alto há muitos anos. Neles, estão localizados lojas de grife; as melhores escolas e faculdades particulares da capital paulista. Pessoas ricas possuem imóveis há muitos anos nesses bairros e eles são conhecidos justamente por ser um local que concentra riqueza. Pois sempre contaram com uma boa infraestrutura, segurança e outras comodidades.
Para conhecer mais dessas listas acesse: http://fipezap.zapimoveis.com.br/.
Isabela Castro.
A compra de um imóvel sem a menor sombra de dúvidas está entre os melhores investimentos que alguém pode fazer.… Leia Mais
Em um cenário com a inflação tão alta como agora, comprar um imóvel é uma boa opção para valorizar o… Leia Mais
Por que é importante tirar boas fotos para negocial um imóvel? A primeira impressão é a que fica! A importância… Leia Mais
Será que vale a pena amortizar o financiamento? Confira as dicas Em certas ocasiões as pessoas chegam a optar por… Leia Mais
Você sabe qual é a função do CRECI e a sua importância para Corretores de Imóveis? A profissão de Corretor… Leia Mais
Ter um imóvel próprio não é garantia de que ele será seu para sempre Muitos são os malabarismos que as… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
PolÃtica de Cookies