Envidraçamento de Sacada – Dicas e Cuidados na Instalação




Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve tomar ao realizar o Envidraçamento de sua sacada.

Quando se toca no assunto “área da sacada”, normalmente se está referindo ao ambiente de apartamentos. A importância de se fechar uma sacada consiste em integrar o ambiente externo com a sala de visita, por exemplo.

Em geral, esse tipo de integração entre sala de estar com o ambiente externo, por meio da sacada, é próprio para imóveis compactos, dado que se trata de produzir uma expansão no espaço interno, em comunicação com o espaço externo. Entretanto, seja em apartamentos ou em casas, a sacada proporciona diversas vantagens, entre elas: a capacidade de controlar melhor o clima e de garantir a redução dos ruídos externos, por meio de recurso isolante. Mas, se trata de um projeto que deve ser bem delineado, de modo a selecionar os elementos essenciais e mais precisos para uma boa obra.


A – Em primeiro lugar, é fundamental evitar erros, ou seja, procurar um especialista que possa orientar o cliente sobre alguns pontos, por exemplo: ao instalar o envidraçamento será muito importante atentar para as travas de segurança embutidas nos painéis e nas roldanas, as quais deverão ser bem reforçadas. Outro ponto importante, com relação aos casos de imóveis de condomínio, será necessário verificar todas as especificações técnicas de modo a seguir o padrão estabelecido para fachada.

B – O segundo ponto imprescindível está em preservar a visão que o local proporciona. Todas as pessoas desejam manter a paisagem que pode ser contemplada de uma sacada. Um bom arquiteto aconselhará o investimento em um bom sistema de envidraçamento de tipo europeu. Trata-se de um típico sistema capaz de recolher totalmente as folhas secas para um dos cantos da sacada, de modo a possibilitar a abertura total de seu vão.

C – Será necessário pesquisar pelos melhores tipos de vidro, dado que os mesmos costumam variar entre os modelos laminados e temperados. No primeiro item, a característica e vantagem principal estão em que, caso ele quebre, todos os fragmentos permanecem unidos, garantindo maior segurança. Com relação ao segundo item, se trata de substância mais resistente a impactos frontais e, em caso de ele quebrar, todos os seus fragmentos se dispersam em pequenos pedaços não cortantes.


D – Determinar um tipo de cortina certa que combine. Um bom designer de interiores aconselhará que seu cliente opte por um tipo de cortina que se encaixe, tanto funcional quanto esteticamente o objetivo do espaço que está sendo construído. Para garantir melhor iluminação na casa, uma boa persiana será ideal, possibilitando um bom controle da luz e do calor, que poderão ser regulados com um simples toque. Arquitetos e designers indicam, com frequência, o tipo de persiana romana e de rolo, que funcionam de modo a bloquear até 100% da luz externa, as quais são instaladas com as guias laterais e bandos.

E – É muito importante não se esquecer da constante manutenção, dado que todo o sistema de envidraçamento de uma sacada deverá ser mantido sempre muito bem higienizado. A limpeza vai garantir uma espécie de filtração de ar, até. Especialistas indicam que a higienização dos vidros deverá ser sempre realizada somente por meio de água e sabão neutro, utilizando um pano macio e seco de modo a retirar qualquer possível resíduo que permaneça. Em estruturas de alumínios nunca é indicado a utilização de qualquer produto destinado à lubrificação. A utilização de um aspirador de pó será perfeita para a remoção de poeira e das pequenas sujeiras. Acrescente-se a isso a rigorosa manutenção do sistema, devendo ser realizada, no mínimo, uma vez por ano.

F – Sobre o piso. Arquitetos, sobretudo, explicam que um piso produzido em madeira poderá ser uma escolha arriscada para varandas, por exemplo, dado que mesmo quando bem instalado, para alguns tipos de envidraçamento ele não garante a vedação de 100%, levando-se em conta que eles não possuem o caixilho. Neste caso, arquitetos recomendam com veemência a instalação de pisos em porcelanatos ou de pisos frios para o local, de modo garantir melhor vedação.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *