Morar em Casa ou Apartamento – Qual é Melhor, Vantagens e Desvantagens





Saiba aqui as vantagens e desvantagens de se morar em casa e apartamento.

A decisão de se mudar é muito boa. Ter um espaço dos sonhos ou ir para um bairro desejado, pode parecer uma das melhores sensações. Mas muitas ficam em dúvida e não sabem se é melhor morar em uma casa ou apartamento. É claro que o gosto pessoal é a primeira coisa a ser observada. Mas as duas opções citadas aqui tem lados positivos e negativos, é preciso avaliar cada um deles e por na balança e só no final descobrir qual dos dois vai trazer mais benefícios. Veja abaixo os principais pontos de cada tipo de residência.

Pontos importantes para quem deseja comprar uma casa ou apartamento

Quando se decide investir em um imóvel, tem que se ver quais as prioridades. Pois o investimento costuma ser alto e é preciso analisar muitos detalhes. Comprar um imóvel na empolgação é sinal de perigo. É preciso avaliar o que será prioridade nesse espaço e fazer uma lista com todos esses detalhes. Veja abaixo as principais informações das opções de imóveis citadas aqui.




Pontos positivos de uma casa

Espaço externo

Pessoas que desejam ter um imóvel com espaço externo, devem saber que a casa é a melhor opção. Basta apenas optar por casas que tenham quintal e avaliar se o tamanho está de acordo com as suas expectativas. Uma casa com quintal pode ter animais que vão brincar livremente, ter um jardim ou pequena horta, espaço para churrasco, garagem própria e muito mais. Esse já é um fator muito determinante para quem quer comprar uma casa.


Privacidade total

Uma casa própria moralmente oferece total privacidade. Na maioria das vezes esse é um fator decisivo para a compra de uma casa. Existem casas com muros altos, portões extensos e que oferecem aos seus proprietários total privacidade e independência. Sem sombra de dúvidas esse é um grande ponto chave na escolha entre o apartamento e a casa própria.

Permissão para fazer reformas

Quem mora em uma casa própria, tem total liberdade para fazer reformas e obras. Basta apenas escolher os detalhes a serem feitos e um profissional para executar todo esse trabalho.

Liberdade para fazer festas e reuniões

Outro ponto positivo da casa própria é a liberdade de poder fazer festas sem preocupar com barulhos que vão incomodar os vizinhos. Isso é independente do volume de músicas e das vozes das pessoas.

Pontos negativos de comprar uma casa

Uma casa própria também tem seus pontos negativos. Entre eles estão:

– Não ter tanta segurança para a residência (a não ser que seja condomínio com portaria);

– Ter que arcar com as despesas extras como manutenção de serviços;

Pontos positivos do apartamento

Apartamentos luxuosos

A maioria das opções de apartamentos são mais aconchegantes e até mesmo luxuosos. Principalmente os que foram criados recentemente.

Segurança

Quem busca por segurança vai se sentir atraído por comprar um apartamento. Pois geralmente eles oferecem serviços com segurança e portaria, o que acaba passando mais segurança ao morador e controle de quem tem acesso a essa residência.

Espaço compacto

Quem gosta de um ambiente com espaço compacto, deve escolher o apartamento. Geralmente eles são projetados com esse tipo de espaço de forma estratégica. Para quem gosta, essa é a melhor opção.

Melhor acessibilidade

Normalmente os prédios onde ficam os apartamentos são bem acessíveis. Eles são feitos em pontos fáceis de chegar e isso facilita a vida de forma geral.

Pontos negativos de morar em um apartamento

Não ter espaço externo

Um dos pontos negativos de morar em um apartamento é justamente não ter espaço externo. Então a pessoa fica limitada a fazer algumas coisas, como ter um jardim, um espaço ao ar livre para receber amigos, entre outros.

Não poder fazer qualquer reforma

Quem mora em apartamento fica limitado a fazer qualquer tipo de obra. E muitas das vezes tem que pedir permissão para fazer pequenos reparos no espaço.

Não ter permissão para ter animais de grande porte ou mais de um animal

Dependendo da localidade do apartamento e das regras do mesmo, o proprietário não pode ter todo tipo de animais. Principalmente os de porte grande. Ou até mesmo mais de um no ambiente.

Agora é só avaliar o lado positivo e negativo de cada tipo de imóvel e escolher aquele que mais se enquadra no seu estilo de vida!

Escrito por Cristiane Amaral



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *