Há algo que acontece com mais frequência do que nós podemos imaginar no mercado de imóveis: a pessoa realiza a compra de um imóvel por meio de um financiamento imobiliário, que é intermediado por um banco e, depois de algum tempo, encontra condições melhores de pagamento em outro banco. Será que é necessário manter o acordo com o banco até o final ou existe a possibilidade de continuar o pagamento das parcelas de outra forma?
Saiba que é, de fato, possÃvel fazer a realização da portabilidade de financiamento imobiliário. Com isso, você pode ter acesso a condições de pagamento que são mais tranquilas para a sua atual situação financeira e consegue pagar o restante das parcelas com muito mais tranquilidade. Continue acompanhando que vamos falar um pouco mais sobre isso durante o decorrer deste texto!
Para dar inÃcio à portabilidade de um financiamento de imóveis, a pessoa que foi beneficiada com o valor do financiamento precisa descobrir se há algum outro banco que seja capaz de oferecer taxas mais competitivas e esteja disposto a receber a dÃvida para dar continuidade a ela.
Após a negociação ser realizada, é feito o envio da proposta para que o banco onde o financiamento foi feito a princÃpio possa analisar o caso. Ele terá um perÃodo de até 5 dias para apresentar uma contraproposta que possa ser considerada atrativa para tentar convencer o cliente a desistir da portabilidade.
Se o titular do financiamento decidir que pretende realizar a mudança mesmo após a apresentação de uma contraproposta, fica a cargo do novo banco fazer a quitação da dÃvida que o cliente tinha com o banco anterior e, a partir daÃ, assumir a documentação do crédito.
É necessário ressaltar que os bancos são proibidos de realizar cobrança por realização de portabilidade de financiamento de imóveis e, por isso, é muito importante que você desconfie se tentarem te cobrar alguma tarifa pela realização desse tipo de serviço.
Para garantir o máximo de segurança durante todo o processo, ele é realizado diretamente entre os bancos e há também uma fiscalização do Banco Central, de modo que o compartilhamento de informações do financiamento do imóvel aconteça. Isso faz com que a portabilidade aconteça de forma mais prática e rápida.
Há uma outra regra que é extremamente importante: a restrição da mudança de prazo. Não é possÃvel fazer a solicitação de um prazo maior para quitar o financiamento quando realizar a portabilidade. Isso foi imposto para evitar que o consumidor tente usar o procedimento de portabilidade como desculpa para adiar os pagamentos.
A portabilidade de financiamento de imóveis vale a pena se for comprovado que o gasto final será melhor do que no banco onde o financiamento foi feito inicialmente. É fundamental que as taxas de juros do novo banco sejam mais baixas do que as do banco anterior.
Para ter a garantia de que o valor final da dÃvida após a portabilidade do financiamento de imóveis será inferior, é importante realizar a comparação do custo efetivo total (CET) entre os bancos. Ele mostra quais são os valores de juros e outras taxas que são cobradas na realização do financiamento.
Na prática, por mais que o novo banco mostre que as taxas de juros deles são menores do que as taxas de onde o financeiro foi feito no princÃpio, a portabilidade de um banco para o outro só terá eficácia verdadeira se o CET também for menor. Confira isso com muita atenção antes de pedir a portabilidade.
Por Ricardo R.
A compra de um imóvel sem a menor sombra de dúvidas está entre os melhores investimentos que alguém pode fazer.… Leia Mais
Em um cenário com a inflação tão alta como agora, comprar um imóvel é uma boa opção para valorizar o… Leia Mais
Por que é importante tirar boas fotos para negocial um imóvel? A primeira impressão é a que fica! A importância… Leia Mais
Será que vale a pena amortizar o financiamento? Confira as dicas Em certas ocasiões as pessoas chegam a optar por… Leia Mais
Você sabe qual é a função do CRECI e a sua importância para Corretores de Imóveis? A profissão de Corretor… Leia Mais
Ter um imóvel próprio não é garantia de que ele será seu para sempre Muitos são os malabarismos que as… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
PolÃtica de Cookies