A compra de um imóvel deve ser cercada por certos cuidados para que mais tarde não venha a se tornar um problema.
Certos aspectos, tanto de ordem burocrática como outros que envolvam o imóvel pretendido, devem ser observados com bastante calma. É necessário que o comprador faça a checagem de alguns pontos antes de decidir pelo negócio.
E vale lembrar que as informações necessárias dificilmente serão obtidas através do corretor. Por mais honesto que seja, o interesse dele é a comissão que o negócio vai gerar para si. Por este motivo, provavelmente não será ele a mostrar qualquer ponto menos favorável que o imóvel apresente.
Veja alguns aspectos importantes a serem evitados antes da compra para prevenir o arrependimento.
O primeiro passo é averiguar se o imóvel que desejamos está com todos os documentos em ordem. Se estamos adquirindo algo que pode fazer parte do nosso patrimônio futuro, não podemos fazê-lo de forma descuidada. Quando adquirimos um imóvel com o objetivo de fazer um investimento que traga segurança, todo o cuidado deve ser observado.
Essa não é a tarefa difÃcil, como pode parecer. Qualquer documento que relativo a imóveis pode facilmente ser conferido na prefeitura do municÃpio em que está localizado o imóvel ou em outros órgãos públicos. Você pode pedir:
Fazer uma pesquisa nos arredores pode ajudar a descobrir se o imóvel está com o preço praticado na região. Essa atitude pode evitar que você pague pelo imóvel mais do que vale. E em caso de descobrir que o preço está abaixo da média pode indicar um possÃvel problema relacionado ao imóvel. Esse problema pode estar na parte estrutural do imóvel ou mesmo algum problema jurÃdico envolvendo seu dono.
A compra do imóvel deve atender a todas as necessidades desejadas pelo comprador. A primeira vista o negócio pode lhe parecer bom, mas é importante que você vá ao local algumas vezes para identificar possÃveis problemas de infraestrutura ou mesmo de segurança do bairro. Perceber se o bairro oferece serviços, se haverá facilidade no deslocamento para o trabalho e colégios, por exemplo. São detalhes que podem fazer grande diferença no seu bem estar e de sua famÃlia.
Antes de pedir o empréstimo, faça uma análise sobre sua condição financeira. Leve em conta as dÃvidas, possÃveis gastos com reforma, além de outros gastos que possam surgir. Procure fazer também várias simulações de pagamento. Apenas faça o empréstimo que seu orçamento permita. Procure se informar sobre as condições e formas de amortização da dÃvida, e se o seu FGTS pode ser usado para diminuir o valor das prestações.
Para comprar um imóvel deve-se levar em consideração o custo total da compra. Os impostos, taxas para a transferência de dono, e demais gastos precisam ser analisados como por exemplo o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). Não feche um negócio sem saber o real valor que ele vai lhe custar.
Para realizar um negócio seguro leia sempre todas as cláusulas do contrato com muita atenção. Leia detalhadamente, pergunte e se informe sobre qualquer ponto que não esteja bastante claro pra você. Somente assine com a certeza de que será um bom negócio.
Após todos esses cuidados, vale ainda uma recomendação: é sempre aconselhado que, quando for realizar a compra, antes leve até o local alguém que possa fazer uma avaliação técnica sobre as condições gerais do imóvel. Um engenheiro, arquiteto ou mestre de obras podem lhe dar um parecer sobre o estado em que se encontra e detectar possÃveis problemas.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
PolÃtica de Cookies
Quer deixar um comentário?