Quem paga aluguel sabe o quanto é difÃcil chegar ao inÃcio de um mês e ter que desembolsar um valor que em tempos de crise financeira é relevantemente alto e que poderia ser usado de outra forma para o benefÃcio da famÃlia.
O aluguel é mais um custo que tem pesado no orçamento dos brasileiros. Vivemos na atualidade muitas dificuldades, principalmente quando falamos de desastres naturais, como os que aconteceram em minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, são Paulo e Petrópolis, que em decorrência das fortes chuvas, levou centenas de pessoas a perderem suas casas e para recomeçarem precisam alugar imóveis, mas que possuem uma situação financeira muito debilitada.
Desse modo, é vidando auxiliar estas famÃlias que o governo criou o AuxÃlio Aluguel.
Para quem ainda não conhece ou que nunca ouviu falar, o AuxÃlio Aluguel é uma medida criada com o objetivo de promover a assistência social, cujo destino é auxiliar de forma emergencial famÃlias que se encontrem sem moradia, por motivos como incêndios, deslizamento de terras, invasões irregulares, enchentes, reintegração de posse, entre outros motivos que podem deixar uma famÃlia sem um lar.
O AuxÃlio Aluguel possui duas divisões, sendo elas o Aluguel Social e o AuxÃlio Moradia.
O Aluguel Social é um auxÃlio que é fornecido pelo Governo Federal que se caracteriza por pagamentos depositados todos os meses para famÃlias que por algum motivo perderam suas moradias. É um auxÃlio regulado por uma lei que determina que o aluguel seja destinado a famÃlia, até que esta consiga uma nova moradia ou até mesmo faça parte de programas habitacionais que o próprio governo possui como o Programa Casa Verde e Amarela, que têm ajudado milhões de famÃlias a conquistarem suas moradias. É importante lembrar que este auxilio abrange famÃlias de todo o paÃs.
Por sua vez o AuxÃlio Moradia possui abrangência municipal. De igual forma ele foi criado para assistir famÃlias que por motivos de desastres naturais acabaram perdendo suas moradias e que possuem vulneráveis condições financeiras. Contanto, é importante ressaltar que nem todas as prefeituras do paÃs oferecem este auxÃlio. No caso, a prefeitura da cidade de São Paulo disponibiliza este auxÃlio. Na cidade de São Paulo, por exemplo, além deste auxÃlio moradia para famÃlias que perderam a sua casa, este auxÃlio engloba também mulheres que passaram por violência doméstica e que precisam de um novo lar.
Para ter direito ao Aluguel Social, que é também um Programa do governo Federal, é necessário que as famÃlias cumpram alguns requisitos, como:
– Já ser auxiliada pelo AuxÃlio Brasil;
– Estar com o cadastro atualizado no CadÚnico;
– Estar participando do auxÃlio de desconto na conta de energia elétrica;
– Estar passando por uma situação considerada de risco, ou ainda estar em vulnerabilidade depois de se ter vivenciado situações calamitosas ou de remoção habitacional;
Em relação ao valor que cada famÃlia poderá contar mensalmente para quitar o aluguel de uma nova moradia, este dependerá de cada situação e também da prefeitura. Desse modo, é preciso buscar por informações e orientações. Estas orientações podem ser encontradas no CRAS de cada municÃpio, que é Centro de Referência de Assistência Social ou ainda em secretarias da prefeitura.
Assim, pode ser que o valor seja de R$ 400,00 por mês, por um perÃodo de um ano, durante 12 meses. É possÃvel que este perÃodo seja prorrogado por tempo igual, como ocorre com mulheres que são vÃtimas de violência e que possuem uma renda correspondente a um quarto do valor do salário mÃnimo brasileiro e que também residam no municÃpio de São Paulo.
Para fazer o seu cadastro nos programas de AuxÃlio Aluguel e AuxÃlio Brasil é preciso que a famÃlia já possua cadastro no CadÚnico e também é preciso ser auxiliada pelo AuxÃlio Brasil.
Ana Paula
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
PolÃtica de Cookies
Quer deixar um comentário?