O Governo Federal publicou na última quarta-feira no Diário Oficial da União um documento de decreto que visa ao aumento dos limites dos subsÃdios voltados para famÃlias que fazem parte do programa chamado Casa Verde e Amarela, que foi criado para auxiliar os brasileiros a custearem a tão sonhada casa própria.
De acordo com o relatado no documento em questão, os limites que se referem à produção ou à compra de imóveis, sejam eles usados ou novos, de áreas urbanas, cujos valores ultrapassam de 110 mil para o valor de 130 mil, ou para imóveis em áreas rurais cujos valores eram de 45 mil e passaram para R$ 55 mil.
Segundo as regras que compõem o programa, os subsÃdios são garantidos pelos recursos do FAR, que é o Fundo de Arrendamento Residencial, juntamente com o FDS, que é o Fundo de desenvolvimento Social. Estes dois fundos são de responsabilidade da Caixa.
Assim, em uma nota divulgada pela Secretária-geral da Presidência da República, é esclarecido que esta medida não irá implicar em um aumento dos custos para a administração e também não se valer dos recursos tidos como adicionais dos fundos e então não haverá interferência na meta que o Programa possui.
Desse modo, a alteração dos valores vai ser somente em relação aos valores que foram consignados por meio da Lei Orçamentária Anual e, dessa forma não irá apresentar nenhum impacto para o orçamento.
O decreto também faz a modificação da composição atual do comitê que compõe o FAR. De acordo com o decreto, a partir de agora o comitê contará como presidente o Ministério do Desenvolvimento Regional, tendo na sua constituição alguns representantes que fazem parte da Casa Civil e também do Ministério da Economia.
Para quem não possui conhecimentos sobre o FAR, foi criado no ano de 2001, com o objetivo de tornar viável as operações do Programa de Arrendamento Residencial que já não mais existe, e na atualidade financia operações que já estão em andamento no programa.
Agora, se você não conhece o Programa Casa Verde e Amarela, estamos falando em um importante programa que tem por objetivo facilitar o financiamento de imóveis para assim tornar real o sonho da casa própria para milhões de brasileiros.
Este programa surgiu para substituir o famigerado programa Minha Casa Minha Vida, no ano de 2020 quando foi reformulado. Assim com o nome do programa foi modificado, algumas regras também foram mudadas com o intuito de facilitar para as famÃlias necessitadas.
De acordo com informações recentes, o novo programa já fez a entrega de mais de 1 milhão de casa para famÃlias que possuem uma baixa renda. A boa notÃcia é que para 2022 novas facilidades sejam incluÃdas para que mais famÃlias tenham esta oportunidade.
Desse modo devem ser realizadas algumas mudanças e dentre estas podemos citar a ampliação do valor do teto dos imóveis para que mais famÃlias possam ser abrangidas pelo programa. Também espera-se que sejam realizadas novas e importantes parcerias com municÃpios e estados, visando baixar o valor de entrada do financiamento.
Enfim, estamos falando de um programa muito importante do Governo Federal, pois somente com ele é que muitos brasileiros podem ter a chance de possuir uma casa própria, que é verdadeiramente um sonho para todos.
Ter uma casa própria significa muito e permite à s famÃlias uma qualidade de vida maior, uma vez que oferece segurança e estabilidade, que são fatores essenciais para uma vida de qualidade.
Diante disso, se você possui interesse em conhecer mais o programa procure uma agência da Caixa ou um banco que faça parte do programa e verifique quais são os requisitos para fazer parte também e assim conquistar a sua casa própria.
Ana Paula
A compra de um imóvel sem a menor sombra de dúvidas está entre os melhores investimentos que alguém pode fazer.… Leia Mais
Em um cenário com a inflação tão alta como agora, comprar um imóvel é uma boa opção para valorizar o… Leia Mais
Por que é importante tirar boas fotos para negocial um imóvel? A primeira impressão é a que fica! A importância… Leia Mais
Será que vale a pena amortizar o financiamento? Confira as dicas Em certas ocasiões as pessoas chegam a optar por… Leia Mais
Você sabe qual é a função do CRECI e a sua importância para Corretores de Imóveis? A profissão de Corretor… Leia Mais
Ter um imóvel próprio não é garantia de que ele será seu para sempre Muitos são os malabarismos que as… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
PolÃtica de Cookies