Aumento no Limite de Subsídios do Programa Casa Verde e Amarela 2022


Governo anuncia aumento de subsídios para o Programa Casa Verde e Amarela 2022.

O Governo Federal publicou na última quarta-feira no Diário Oficial da União um documento de decreto que visa ao aumento dos limites dos subsídios voltados para famílias que fazem parte do programa chamado Casa Verde e Amarela, que foi criado para auxiliar os brasileiros a custearem a tão sonhada casa própria.


De acordo com o relatado no documento em questão, os limites que se referem à produção ou à compra de imóveis, sejam eles usados ou novos, de áreas urbanas, cujos valores ultrapassam de 110 mil para o valor de 130 mil, ou para imóveis em áreas rurais cujos valores eram de 45 mil e passaram para R$ 55 mil.


Segundo as regras que compõem o programa, os subsídios são garantidos pelos recursos do FAR, que é o Fundo de Arrendamento Residencial, juntamente com o FDS, que é o Fundo de desenvolvimento Social. Estes dois fundos são de responsabilidade da Caixa.


Assim, em uma nota divulgada pela Secretária-geral da Presidência da República, é esclarecido que esta medida não irá implicar em um aumento dos custos para a administração e também não se valer dos recursos tidos como adicionais dos fundos e então não haverá interferência na meta que o Programa possui.


Desse modo, a alteração dos valores vai ser somente em relação aos valores que foram consignados por meio da Lei Orçamentária Anual e, dessa forma não irá apresentar nenhum impacto para o orçamento.

O decreto também faz a modificação da composição atual do comitê que compõe o FAR. De acordo com o decreto, a partir de agora o comitê contará como presidente o Ministério do Desenvolvimento Regional, tendo na sua constituição alguns representantes que fazem parte da Casa Civil e também do Ministério da Economia.

Para quem não possui conhecimentos sobre o FAR, foi criado no ano de 2001, com o objetivo de tornar viável as operações do Programa de Arrendamento Residencial que já não mais existe, e na atualidade financia operações que já estão em andamento no programa.

Agora, se você não conhece o Programa Casa Verde e Amarela, estamos falando em um importante programa que tem por objetivo facilitar o financiamento de imóveis para assim tornar real o sonho da casa própria para milhões de brasileiros.

Este programa surgiu para substituir o famigerado programa Minha Casa Minha Vida, no ano de 2020 quando foi reformulado. Assim com o nome do programa foi modificado, algumas regras também foram mudadas com o intuito de facilitar para as famílias necessitadas.

De acordo com informações recentes, o novo programa já fez a entrega de mais de 1 milhão de casa para famílias que possuem uma baixa renda. A boa notícia é que para 2022 novas facilidades sejam incluídas para que mais famílias tenham esta oportunidade.

Desse modo devem ser realizadas algumas mudanças e dentre estas podemos citar a ampliação do valor do teto dos imóveis para que mais famílias possam ser abrangidas pelo programa. Também espera-se que sejam realizadas novas e importantes parcerias com municípios e estados, visando baixar o valor de entrada do financiamento.

Enfim, estamos falando de um programa muito importante do Governo Federal, pois somente com ele é que muitos brasileiros podem ter a chance de possuir uma casa própria, que é verdadeiramente um sonho para todos.

Ter uma casa própria significa muito e permite às famílias uma qualidade de vida maior, uma vez que oferece segurança e estabilidade, que são fatores essenciais para uma vida de qualidade.

Diante disso, se você possui interesse em conhecer mais o programa procure uma agência da Caixa ou um banco que faça parte do programa e verifique quais são os requisitos para fazer parte também e assim conquistar a sua casa própria.


Ana Paula


Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.