Receita Federal aumenta isenção do imposto de renda sobre imóveis


Se de um lado a Selic alta vem pressionando o mercado imobiliário quanto a financiamentos, de outro a Receita Federal ampliou a isenção do imposto de renda na venda de imóveis.


A Receita Federal publicou norma que autoriza a isenção do tributo para quem utilizar os recursos dessa venda para quitar, total ou parcialmente, financiamentos imobiliários contratados anteriormente.


Por regra, quem vende um imóvel paga alíquota de 15% a 22% sobre o ganho de capital, ou seja, a diferença entre o que pagou e quanto recebeu pela venda da casa ou apartamento.


Além de beneficiar pessoas físicas, a mudança pode ajudar a aquecer o mercado imobiliário. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, afirmou que a medida é “extremamente positiva” e tende a auxiliar no impulso da recuperação do setor.


Já a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) diz que a medida é benéfica aos contribuintes, “pois apresenta mais uma possibilidade de isenção no ganho de capital na venda de imóveis”.

O reconhecimento da isenção foi feito com base em jurisprudência pacificada do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Leia também:  OLX Imóveis - Como Funciona o Site

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.