A primeira impressão é a que fica! A importância da fotografia nos anúncios imobiliários é inquestionável.
É a primeira coisa que um cliente em potencial vê. Se o que você vê são fotos ruins, escuras, mal feitas, que dão uma sensação ruim, dificilmente o atrairão o suficiente para ir visitar a propriedade.
E mesmo que você decida ir ver porque está interessado no preço ou na localização, já terá uma predisposição bastante negativa, porque as primeiras sensações não foram as mais apropriadas.
Uma boa fotografia pode levar apenas alguns instantes para ser capturada, mas cria uma impressão duradoura e é uma das formas mais eficazes de transmitir valor e desejo. Uma imagem pode transcender fronteiras com muito mais facilidade do que simplesmente as palavras.
O primeiro aspecto básico que quem quer colocar um imóvel à venda ou para alugar, seja proprietário ou corretor de imóveis, deve ter é que o potencial comprador não está interessado em tijolos e metros quadrados, está negociando um sonho. A maioria das pessoas tem dificuldade em tomar essa decisão, ela representa uma parte muito importante de sua renda, e o que eles querem é encontrar um espaço para aproveitar o resto de suas vidas, onde possam ser felizes e compartilhar o tempo com sua famÃlia. A fotografia imobiliária, portanto, tem que ajudar a sonhar.
Mas como conseguir as fotos dos sonhos? Que fatores devem ser levados em consideração ao fotografar uma casa?
Para fotografar imóveis para venda ou aluguel é interessante contar com equipamentos digitais de qualidade, ou então contratar profissionais especializados. As câmeras digitais modernas dão aos fotógrafos total flexibilidade e controle quando lidam com condições de luz variáveis e, quando acopladas ao uso de pacotes de processamento de imagem como o Photoshop, permitem que eles produzam imagens nÃtidas e coloridas, apresentando os imóveis de uma forma bem mais agradável para os potenciais clientes.
É importante prestar atenção à luz para obter imagens atraentes e avaliar diferentes opções com o enquadramento e a altura da câmera.
É fato que o espaço interior é uma das principais prioridades do comprador e que uma câmera nunca mente. Uma fotografia de má qualidade, com lentes padrão e ângulos de visão relativamente estreitos, nunca mostrará o verdadeiro tamanho de um ambiente. O seu campo de visão percebido é mais amplo do que seu olho realmente vê. Uma lente com ângulo maior dá uma impressão mais real do que é entrar em um imóvel.
Em muitos portais imobiliários há fotografias, tanto de particulares como de profissionais do setor imobiliário, que mostram apenas ângulos diferentes das salas, e quando o cliente acaba de ver a galeria não compreendeu nada, não sabe o tamanho de cada ambiente. Devemos ter em mente que nosso trabalho é explicar um espaço para uma pessoa que não pode vê-lo diretamente desde o inÃcio. E para isso, a distribuição de cada cômodo deve ser perfeitamente mostrada e a amplitude dos espaços deve ser destacada.
A galeria de imagens de um anúncio imobiliário deve permitir que você tenha uma ideia de toda a casa. Evite a repetição de fotos semelhantes tirando fotos da mesma sala de diferentes pontos de vista. A distribuição e as caracterÃsticas básicas da casa devem ser compreendidas através das fotografias, sem necessidade de explicações adicionais. As imagens devem permitir que o potencial comprador faça um mapa mental da casa, como os diferentes cômodos se comunicam, o que pertence a quê, etc.
A imagem de um espaço vazio é muito menos atraente para um potencial comprador do que a recriação de um ambiente agradável que lhe permita imaginar ocupando aquele espaço. A criação de ambientes não só facilita ter uma ideia melhor das medidas dos cômodos, como também reforça aquele convite ao sonho que o anúncio imobiliário deve oferecer.
O mais importante é ser honesto ao explicar as caracterÃsticas da casa, e para isso é importante mostrar todos os cômodos. Um depósito ou um armário podem ser evitados, mas não o banheiro ou a cozinha. E as salas têm que ser mostradas de forma que o espectador possa entender o espaço real, o tamanho aproximado de cada uma delas.
Muitas fotografias não são necessárias para explicar um imóvel, e pode até ser interessante deixar as pessoas querendo mais, para que sintam vontade de ir conhecer a casa e completar as informações. Entre 15 e 25 seria o ideal.
A fotografia externa é essencial, especialmente no caso de casas. É interessante incluir imagens diurnas e noturnas do exterior. A fotografia noturna, aliás, pode dar uma boa perspetiva de todo o espaço interior, se a tirarmos do jardim ou de um terraço no momento certo em que a luz nos permite ver o interior sem provocar reflexos nas janelas.
No caso de apartamentos, embora os interiores sejam predominantemente mostrados, pelo menos deve haver uma fotografia do exterior, de todo o edifÃcio.
Um aspecto importante é escolher bem a foto em destaque do anúncio, aquela que aparecerá nas listagens , a primeira que o potencial comprador verá e lembrará. Deve ser a foto mais marcante da casa, pode ser um interior como a sala ou a cozinha, ou um exterior.
Mas lembre-se! Uma câmera de qualidade nas mãos pode deixar as imagens lindas, mas ela não pode lavar janelas, limpar pisos e mesas, remover a poeira, recolher folhas, cortar a grama, limpar a piscina, etc. Investir no visual é fundamental para o sucesso na conversão do cliente.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
PolÃtica de Cookies
Quer deixar um comentário?