O que será que vale mais: investir o dinheiro ou comprar um imóvel? Provavelmente você já se fez essa pergunta. Em um cenário com a inflação tão alta como agora, comprar um imóvel é uma boa opção para valorizar o dinheiro no decorrer do tempo? Pode até ser que sim, mas é preciso avaliar alguns outros parâmetros antes de escolher onde deixar o dinheiro.
A compra de imóveis é vista por muitos brasileiros como uma forma de investimento. Contudo, no mercado financeiro, investimento é tudo aquilo que gera uma renda passiva de alguma forma. Seja através de aluguéis, rentabilidade, venda, etc.
Portanto, se a ideia é comprar um imóvel para colocar ele para alugar, então sim. Este pode ser definido uma forma de investimento. Mas que também vai variar de acordo com o valor do imóvel e o valor do aluguel, local da propriedade e também os gastos que você terá com isso.
Esse tipo de estratégia de investimento é algo bastante tradicional e que remonta principalmente os mais antigos, que viam na compra de imóveis uma segurança maior de onde deixar o dinheiro.
Contudo, atualmente existem muitas opções de aplicações financeiras, seguras também, e que conseguem oferecer mais vantagens do que o esquema de aluguéis. Mas vale ressaltar que não estamos falando aqui sobre a compra de um imóvel para morar. Nessas condições o imóvel nem é considerado um ativo, já que ele não vai render nada.
Viver de aluguel ainda é considerada a forma mais simples de investir dinheiro, principalmente pela segurança que isso oferece. Entretanto, nenhum investimento está livre de riscos. No caso dos imóveis, é possÃvel que você não consiga alugar ou tenha que lidar com a falta de pagamento do inquilino, acidentes com o bem, desvalorização, e por aà vai.
Existem diversos tipos de aplicações e investimentos que podem ser mais rentáveis e seguros também com o dinheiro que seria gasto com o imóvel. A renda fixa é considerada bastante segura e previsão de retorno seguindo a taxa do mercado.
Além disso, vale ressaltar que sempre existe a possibilidade de escolher opções que tenham a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, o FGC. Que assegura aos investidores o valor investido, em caso de falências ou quebra da instituição financeira.
Entretanto, vale ressaltar a importância de considerar os gastos de cada tipo de investimento, como imposto de renda, taxas de corretoras, etc. Portanto, se optar por começar a investir em aplicações financeiras, busque pelos tipos de investimento que são isentos de taxas e imposto de renda para que o lucro seja maior.
Em contrapartida, ter uma casa mesmo que alugada, vai te gerar os custos constantes de IPTU, condomÃnio, manutenção, cartório, transferências, etc. Mas os objetivos e metas de vida pertencem a cada um, cabe a cada um mesmo escolher, o que pode ser mais vantajoso para si mesmo.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
PolÃtica de Cookies
Quer deixar um comentário?